Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


306

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMModelo Dual de Educação: Caso Jaraguá do Sul;

Julio Perkowski Domingos, Fernando Luiz Freitas Filho, Carlos Alberto Klimeck Gouvea;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[1] 01.1. Inovação no Ensino/Aprendizagem

Este artigo apresenta o modelo de educação alemão Dual, sistema que expõe o aluno a uma forma de ensino inovadora, baseado na cooperação entre a instituição de ensino (IE) e empresa. Nesse modelo de ensino, o aluno desenvolve conhecimento e habilidade por meio da união de teoria na instituição de ensino e a exposição às práticas na empresa. Esse modelo tem aderência em muitos países devido à sua aproximação com a realidade do mercado de trabalho. A exposição às estruturas organizacionais, aos processos e às novas tecnologias da empresa permite ao aluno desenvolver conhecimento técnico e habilidades de forma prática, agregando mais valor ao ensino. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise sobre os métodos de implantação e adaptação do modelo Dual à realidade do Município de Jaraguá do Sul, na região norte do Estado de Santa Catarina, no Brasil. É apresentado um estudo de caso envolvendo o curso técnico em Metalurgia de uma instituição de ensino em parceria com uma indústria de grande porte de Jaraguá do Sul. Foram realizadas entrevistas com os envolvidos das duas organizações, além de análise documental, entre os anos de 2016 e 2017. Como resultados, observou-se que o modelo Dual proporciona ao aluno a oportunidade de estar em contato direto com os processos e tecnologias mais atuais, diferenciando-se dos modelos tradicionais de ensino. Porém, para o sucesso do modelo, constatou-se que é fundamental a abertura e a atenção por parte da empresa.

Educação profissional; Sistema Dual; Inovação.
Voltar