3059
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ATIVA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA O ENSINO DE PRODUÇÃO ENXUTA E ELIMINAÇÃO DE DESPERDÍCIOS EM LINHAS PRODUTIVAS;
FERNANDA BROETTO ROCHA, GABRIELA SALES DO ESP?RITO SANTO, CINTIA TAVARES DO CARMO, DANIELA DA GAMA E SILVA VOLPE MOREIRA DE MORAES;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[140] 05.1. Estratégias pedagógicas
O trabalho tem como objetivo desenvolver as competências relacionadas a Produção Enxuta por meio da aplicação de um jogo de simulação de linhas de produção de carros Lego, baseado nos 8 desperdícios classificados por Tubino (2015). Trata-se de uma pesquisa empírica, realizada a partir da elaboração de um jogo de simulação de linhas de produção de fábricas no modelo tradicional e enxuto. As simulações realizadas no modelo tradicional evidenciaram os desperdícios na linha produtiva e, assim, foi possível propor melhorias de modo a eliminar esses desperdícios e implantar um modelo enxuto de produção. A aplicação da aprendizagem ativa com o uso de jogos e simulações no curso de Engenharia de Produção contribuiu para o processo de aprendizagem dos alunos no que diz respeito à análise e identificação de melhorias de um processo produtivo.
Aprendizagem Ativa. Engenharia de Produção. Desperdícios. Modelo Tradicional. Modelo Enxuto.
Voltar