Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3056

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMMeninas nas Ciências: Desenvolvendo habilidades para a inserção nas Engenharias desde a escola;

Pamela Cristina Tatsch, Fernanda Theisen, ALINE DA ROSA ORTIZ, Pâmela Rodrigues de Oliveira, Leticia Diesel;

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

A engenharia é impulsionadora do desenvolvimento e tem como finalidade proporcionar a sociedade soluções para significativos problemas. Entretanto, verifica-se que nesta área, tida como essencialmente masculina, o perfil de distribuição é muito desigual. Assim, ampliar a participação feminina em atividades científicas na área tecnológica, principalmente na engenharia, é uma necessidade que demanda ações específicas. Desta forma, o projeto Meninas nas Ciências: Desenvolvendo Habilidades nas Engenharias da Universidade de Santa Cruz do Sul e financiada pelo CNPq, visa desenvolver habilidades e conhecimentos de engenharia, estimulando e promovendo o incentivo da atuação feminina na área. Foram selecionadas professoras e alunas de cinco escolas públicas do município de Santa Cruz do Sul, e que desenvolvem projetos específicos que ocorrem em oficinas realizadas dentro dos laboratórios de engenharia da universidade e nas escolas. Buscando o conhecimento e a descoberta dos princípios básicos das engenharias, através da utilização de kits de montagens, que permitem a simulação de objetos e construção de experimentos, ocorre uma interação com os conteúdos que são abordados em disciplinas do ensino médio e do ensino superior. Assim, o projeto proporciona um ambiente de conhecimento técnico-científico, desenvolvimento do senso crítico e a experimentação dos conceitos estudados, com foco na área tecnológica e incentivo ao ingresso das alunas no campo das ciências e engenharias. Servindo como impulsionador à inclusão das mulheres no mundo da ciência e do trabalho.

Engenharia, meninas, educação, empreender, inclusão social
Voltar