Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


305

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTORRE DE PAPEL;

ALEXANDRE DALL AGNOL;
Arquivo não encontrado

COBENGE17

[8] 08. Interação entre cursos de Engenharia e Tecnologia e o Ensino Fundamental e Médio

[28] 08.2. Formas de despertar vocações

A escola Intell Design aplica dinâmicas de grupo para estudantes do ensino fundamental e publico geral com o objetivo de estimular o interesse pela área de engenharia. Em todo curso de Projeto de Estruturas Metálicas, são criados três grupos que desenvolvem a atividade da Torre de Papel, onde cada uma das equipes possui um tempo determinado para montar uma torre contendo materiais dentro de especificações totalmente iguais entre as equipes. Cada torre deve ser composta por tiras de papel que devem ser trabalhadas de acordo com sua criatividade para atender os três objetivos da dinâmica: Torre mais alta, Torre com Melhor Arquitetura e Torre de maior Resistência. Essa dinâmica vem sendo aplicada desde o ano de 2010 até atualmente e foram executadas mais de 19 (dezenove) edições com mais de 50 torres construídas. Importante ressaltar que para elaboração da Torre de Papel, não são passados nem um conceito estrutural e sim o propósito é que o aluno aplique seu conceito Nato de engenharia nesta estrutura. Notou-se o interesse do aluno em criar, competir e colaborar. A maioria dos mais de 700 alunos que procuram o curso de Projeto de estruturas metálicas mencionam a atividade da Torre de Papel, e ao final do curso notou-se também a grande procura (por volta de 80% dos alunos) por cursos superiores principalmente nas áreas de Engenharia e Arquitetura.

TORRE DE PAPEL, DINÂMICA DE GRUPO, TRABALHO EM GRUPO
Voltar