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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMREVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS CURSOS DE ENGENHARIAS NO BRASIL;

Valéria Cristina Palmeira Zago, Raphael T V Barros, Elizabeth Regina Halfeld da Costa, Carmem Eliza Aparecida de Oliveira Malta;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[140] 05.1. Estratégias pedagógicas 

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia explicitam uma clara orientação para a adoção das metodologias ativas. O presente trabalho propôs-se a realizar uma revisão sistemática sobre o uso dessas metodologias nos cursos de engenharia no Brasil, no período de 2011-2020. A busca bibliográfica foi realizada nas bases Web of Science e Scopus, sendo identificados 143 trabalhos publicados em periódicos e eventos científicos. Após a exportação dos trabalhos para o software Start4®., 74 foram analisados conforme critérios previamente estabelecidos. Grande parte deles (85%) foi publicada em anais de eventos científicos e 65% foram realizados por instituições de ensino superior públicas. 53% são ligados às instituições do Sudeste do país, sendo que o Centro-oeste, Sul e Nordeste apresentaram percentagens de 18, 15 e 13, respectivamente, enquanto que a região Norte, apenas 01%. Observou-se uma predominância do uso da metodologia baseada em projetos e em equipes, seguidamente da metodologia baseada em problemas. Os cursos de engenharias de computação e de software são os que mais tiveram trabalhos publicados (23%), seguidos das engenharias elétrica e mecânica (17%), engenharias civil, de produção civil, de produção e ambiental (16%) e engenharias química e industrial (15%). Observou-se uma preponderância da utilização em disciplinas profissionalizantes, de forma isolada, em turmas com até 50 alunos e que a grande maioria dos trabalhos apresenta análise da percepção discente sobre o uso da metodologia. Conclui-se que ainda é necessário fomentar o caráter inter e multidisciplinar nos currículos, desenvolvendo habilidades e competências mais complexas, que inclua todo o corpo discente.

Ensino-aprendizagem. Diretrizes curriculares. Aprendizagem ativa. Estado da arte.
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