Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3048

Diagnóstico energético: conceitos e aplicações para graduandos em engenharia;

Danieli Soares de Oliveira;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Este artigo propõe metodologias alternativas de discussão sobre conceitos e aplicações da temática diagnóstico energético para graduandos em engenharia baseado em metodologias de aprendizagem significativa. Duas atividades são propostas: a primeira se baseia em uma análise comparativa entre empreendimentos (edificações e industriais) e o corpo humano, visando relacionar conhecimentos prévios do discente com conceitos novos, permitindo a ampliação e atualização de informações. A segunda se baseia na utilização da animação Monstros S.A., criada a partir da parceria entre a Pixar Animation Studios e a Walt Disney Pictures, como estratégia pedagógica alternativa no ensino de eficiência energética, em especial diagnóstico energético, para estudantes de engenharia. Temáticas de grande relevância para a formação em engenharia são apresentadas nessa animação; dentre elas destacam-se o aproveitamento de oportunidades em tempos de crise, identificação de riscos, inovação, produtividade, estratégia empresarial, liderança e trabalho em equipe. As metodologias alternativas de ensino-aprendizagem propostas neste artigo foram aplicadas experimentalmente em discentes do Instituto Federal do Espírito Santo, no curso de pós graduação lato sensu em Eficiência Energética no primeiro semestre de 2019. Os resultados satisfatórios obtidos indicam as potencialidades de aplicação desta metodologia em cursos de graduação em Engenharia, haja vista a importância da temática em âmbito ambiental, social e econômico.

Diagnóstico energético predial. Engenharia. Metodologias alternativas de ensino-aprendizagem. Eficiência energética.
Voltar