Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3047

O PET-QUIZ COMO DIFUSOR DE CONHECIMENTO ACERCA DAS ÊNFASES ABORDADAS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL;

GABRIEL DE CARVALHO NEVES, GABRIEL MEL?M MAU?S, MARIVANA FIGUEREDO DE ALMEIDA, CAMILA SILVA PINA, N?VEA G B ALBUQUERQUE;

COBENGE20

[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[154] 08.4. Reorientação profissional, Programa de Vivências Acadêmicas, Programa para Identificação do destino dos egressos 

Este estudo apresenta uma competição semestral elaborada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Engenharia Civil da UFPA, denominada PET-Quiz, que trata sobre os conhecimentos gerais de engenharia numa dinâmica de perguntas e respostas, na intenção de apresentar as grande ênfases da Engenharia Civil aos calouros desde o início do curso, transcendendo ao ambiente de educação formal, de forma a estimular o desenvolvimento de habilidades, que incluem o desenvolvimento de pensamento crítico, comunicação e colaboração. Em sua 4° edição, apresentou novo formato, com linguajar simplificado, tom e dinâmica diferenciados, visando seguir o gênero televisivo de programa de auditório, idealizado para que os alunos pudessem competir de forma animada em equipes. Através de sorteio, as equipes receberam as questões nas diferentes áreas temáticas da engenharia, a saber: Construção Civil, Estruturas, Materiais, Geotecnia, Transportes e Hidrotecnia. Ao final da competição, as equipes foram incentivadas a preencherem um formulário online, o qual tinha como principal objetivo analisar o impacto do PET-Quiz sobre os conhecimentos prévios acerca das principais áreas segmentadas pelo curso, assim como a possível mudança de perspectiva dos estudantes em relação pretextos da sua formação acadêmica. Com tais dados, foi possível analisar a eficiência do PET-Quiz na difusão dos conhecimentos teóricos das grandes áreas do curso aos calouros, o qual se mostrou eficaz. Percebe-se, também, que as perspectivas que os participantes outrora tinham em relação ao ingresso na graduação alteraram-se por uma parcela dos entrevistados.

Engenharia Civil. Integração. Metodologia Ativa. PET.
Voltar