Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3044

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMUMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO TEMA GERADOR À ESTRUTURA CURRICULAR TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO PROFISSIONAL;

Reinaldo Golmia Dante;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade 

Diante das mudanças e necessidades da sociedade nesse século XXI, novos desafios em todos os campos de atuação têm sido impostos às pessoas, exigindo-as que desenvolvam uma maior capacidade de entendimento da realidade e análise dos fatos. Nesse sentido, uma visão sistêmica desse universo poderia ser alcançada, por exemplo, por meio de uma formação acadêmica aberta ao mundo exterior que proporcione a compreensão das diversas áreas do conhecimento e suas inter-relações, objetivando a proximidade de se visualizar o conhecimento como sendo uno. O pensamento complexo crítico e a transdisciplinaridade como base de um Currículo constituem um caminho confiável para a aquisição dessa visão sistêmica. O tema gerador é essencial em uma estrutura curricular transdisciplinar para alinhar todas as ações em direção a uma finalidade comum dentro de um sistema educacional. Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo teórico de cunho prático sobre como o tema gerador poderia ser integrado a uma estrutura curricular transdisciplinar para o Ensino Profissional, o qual contempla o Ensino Técnico de nível médio e o superior.

Tema gerador. Estrutura curricular. Transdisciplinaridade. Pensamento complexo crítico.
Voltar