Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3037

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA PROPOSTA DE ENSINO POR COMPETÊNCIAS EM DISCIPLINAS DA ÁREA DE GEOTECNIA;

Marcela Maier Farias Czap, Viviane Chulek, Joice Cristini Kuritza, Mariane Kempka, EDSON FLORENTINO DE SOUZA;

COBENGE20

[39] 04. Projeto e Gestão de Cursos

[137] 04.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs 

Através da publicação de novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, um movimento de renovação e inovação de currículos de cursos superiores se iniciou em todo o Brasil. A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em seu Plano Pedagógico Institucional (PPI), explicita a busca por um processo de aprendizagem mais dinâmico e que aponte para resultados bem estabelecidos, como na abordagem do ensino por competências. Desta forma, o objetivo das disciplinas de um currículo não deve ser somente a apropriação de um conhecimento científico, mas a mobilização e integração de conhecimentos em situações de uso realistas, com contexto social, cultural, econômico e científico. Tudo isso pode ser mensurado através de três tipos de saberes: o saber, o saber-fazer e o saber ser; que juntos formam o conceito de competência. Este artigo apresenta as 5 disciplinas da área de Geotecnia e seus respectivos Temas de Estudo e Resultados de Aprendizagem desenvolvidos pelos professores do Núcleo Docente Estruturante com apoio do Departamento de Educação da Universidade.

Diretrizes Curriculares. Currículo por competências. Geotecnia.
Voltar