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Artigo


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ENSINO POR COMPETÊNCIAS NAS DISCIPLINAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL - CASO DA UTFPR GUARAPUAVA;

Marcela Maier Farias Czap, Viviane Chulek, MARLY TEREZINHA QUADRI SIMÕES DA SILVA, Rodrigo Scoczynski Ribeiro, Dyorgge Alves Silva;

COBENGE20

[39] 04. Projeto e Gestão de Cursos

[137] 04.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs 

As mudanças exigidas dos cursos de graduação de Engenharia são motivadas pelo avanço científico e tecnológico e nas transformações das relações e necessidades da sociedade. A publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia buscou sintetizar as necessidades de mudança e impulsionou o processo de inovação curricular nos cursos de engenharia do país, assim como na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. A concepção sobre a formação de engenheiros precisa alcançar competências profissionais e significa mobilizar e integrar conhecimentos em situações de uso realistas, com contexto social, cultural, econômico e científico. Foi necessário renovar as perspectivas para transformar a proposta curricular com abordagem por competências que incluam além do conhecimento (saber), também o saber-fazer e o saber-ser. Este trabalho apresenta as estratégias que foram adotadas na reformulação do currículo no que se refere às disciplinas da área de Construção Civil do Curso de Engenharia Civil da UTFPR, campus Guarapuava. Além de expor a metodologia de trabalho aplicada pelo Núcleo Docente Estruturante do curso, são apresentadas como exemplo três disciplinas da área, onde os temas de estudos e resultados de aprendizagem têm características peculiares ou inovadoras.

Diretrizes Curriculares. Currículo por competências. Construção Civil.
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