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Artigo


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ESTUDO DOS ÍNDICES DE RETENÇÃO E REPROVAÇÃO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DO CAMPUS CAMPOS CENTRO DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE;

Leonardo Carneiro Sardinha, Maurício Gonçalves Ferrarez, FLÁVIA PEIXOTO FARIA, Luis Mauricio Monteiro Tavares Guedes, Simone Souto da Silva Oliveira, Luilcio Silva de Barcellos, Vantelfo Nunes Garcia, ODINO FERREIRA NETO, Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura, Alex Cabral Barbosa, Douglas de jesus vitoi fonseca, Luiz Gustavo Lourenço Moura;

COBENGE20

[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[153] 08.3. Retenção e Evasão 

O presente trabalho apresenta os primeiros resultados de um estudo sobre a retenção dos estudantes dos cursos de Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação tomando como referência os alunos cursando disciplinas do ciclo básico no segundo período de 2018, considerando apenas as disciplinas das áreas de Matemática e Física do ciclo básico dos cursos de engenharia, que tem um significante impacto na retenção. O trabalho visa desenvolver uma metodologia de avaliação e controle do problema de retenção (e por conseguinte a evasão) discente das engenharias no campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense. O instrumento da presente pesquisa na sustentação metodológica foi um questionário elaborado por uma equipe multidisciplinar sob laboriosas pesquisas acadêmicas gerando um ciclo de discussões e reflexões concernentes à temática deste presente estudo e desencadeou o mecanismo-questionário que proporcionou a coleta dos dados. O estudo realizado mostra que a reprovação é uma das principais causas de retenção. A reprovação, por sua vez, é causada por vários fatores que circundam o aluno. Logo, são necessárias ações diversas.

Retenção. Reprovação. Engenharia.
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