Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3030

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMO CURRÍCULO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CENTRADO NA APRENDIZAGEM: A MATRIZ POR COMPETÊNCIAS COMO POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO;

Viviane Chulek, Joice Cristini Kuritza, Mariane Kempka, Ruth Nascimento Ferreira, Carlos Francisco Pecapedra Souza;

COBENGE20

[39] 04. Projeto e Gestão de Cursos

[137] 04.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs 

Após a publicação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos de engenharia, no ano de 2019, as instituições de ensino superior (IES) buscaram se adequar à nova organização. Para a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de engenharia, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por meio do Departamento de Educação, organizou uma Oficina de Design de Curso. O objetivo desta oficina foi desenvolver os projetos pedagógicos de forma a assegurar o desenvolvimento das competências necessárias ao profissional de engenharia. Com o processo de capacitação, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e os professores do curso de Engenharia Civil, campus Guarapuava, construíram uma nova proposta curricular, de maneira a garantir a formação técnica e o desenvolvimento das competências gerais e específicas. Os professores trabalharam de forma coletiva na revisão de todas as disciplinas do curso buscando adequá-las ao modelo de aprendizagem dos três saberes: saber (conhecimento), saber-fazer (conhecimento técnico) e o saber-ser (atitude). Esta revisão iniciou pela "transformação" dos conteúdos em temas de estudo (TE), os quais se referem aos conhecimentos, deixando-os mais atrativos ao estudante. Dos TEs, o grupo elaborou os resultados de aprendizagem (RA), que interligam os três saberes à construção do perfil do egresso. Neste trabalho, apresentam-se as competências e os elementos necessários à formação do perfil do egresso do curso de Engenharia Civil da UTFPR, campus Guarapuava, além de apresentar os TEs e RAs da disciplina de Cálculo I como exemplo.

Ensino por Competências. Engenharia Civil. Cálculo.
Voltar