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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROJETO PADRINHOS - REDIRECIONANDO A TRAJETÓRIA ACADÊMICA DO ESTUDANTE DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO;

Marina Pimentel de Andrade Pereira, ANNA LÚCIA MIRANDA COSTA, Felipe Rogério de Siqueira Silva, Leonardo Santos Cavalcanti, Maria Irene Marçal de Moura, Paloma Cássia Ferreira de Santana, SAMARA MENEZES LIMA SOARES;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção

O artigo apresenta resultados parciais do Projeto Padrinhos desenvolvido na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (UPE) em parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco. É um recorte de uma ação maior que objetiva redirecionar a trajetória acadêmica do ingressante, minimizando os altos índices de retenção e abandono nas disciplinas, que compõem o primeiro ano dos cursos de engenharias. Para execução deste trabalho e como percurso metodológico escolhido são realizados encontros com representantes da Secretaria Executiva de Educação Profissional/SE e gestores das escolas públicas de Ensino Médio; realização de seminários, rodas de conversas e aplicação do questionário nas escolas parceiras do projeto;adoção dos pretensos candidatos; visitas técnicas à POLI/UPE e realização do monitoramento do desempenho acadêmico do ingressante. O Projeto Padrinhos se encontra em andamento, mas já é possível apresentar os resultados parciais das ações desenvolvidas nas primeiras fases: são 06 escolas parceiras; 175 estudantes já participaram dos seminários, rodas de conversas e responderam ao questionário; 49 estudantes do Ensino Médio foram 'adotados' como pretensos candidatos aos cursos de engenharia; 08 estudantes de engenharia viabilizaram as ações que foram realizadas em 03 das 6 escolas. Por ser um projeto em desenvolvimentos os resultados parciais obtidos mostram que ao estreitar os laços entre o Ensino Médio e Ensino Superior contribui significativamente com a orientação profissional do estudante em favor de sua melhor adaptação enquanto ingressante no mundo universitário, favorecendo um bom desempenho acadêmico e minimizando os índices de retenção e abandono historicamente registrados na instituição.

Retenção e Abandono, Redirecionamento Acadêmico, Adaptação do Ingressante, Desempenho Acadêmico.
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