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Artigo


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INTEGRAÇÃO DAS DISCIPLINAS DA ÁREA DE RECURSOS HÍDRICOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL EM UM CURRÍCULO CONSTRUÍDO POR COMPETÊNCIAS;

Mariane Kempka, Joice Cristini Kuritza, Viviane Chulek, Marcela Maier Farias Czap;

COBENGE20

[39] 04. Projeto e Gestão de Cursos

[137] 04.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs 

Os cursos de engenharia no Brasil devem seguir as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) instituídas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) por meio da Resolução n° 2, de 2019. Após a publicação desta resolução, as Instituições de Ensino Superior precisaram encontrar estratégias de capacitação dos docentes para a nova proposta curricular, ampliada para habilidades e competências, que incluam além do conhecimento (saber), também o saber-fazer e o saber-ser. Especialmente para o curso de Engenharia Civil, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Guarapuava, a reformulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) passou pela consolidação do perfil do egresso, competências e elementos de competência do curso. Após isso, os professores das diferentes áreas reestruturaram suas disciplinas de modo a integrá-las ao perfil do egresso e, com isso, potencializar o desenvolvimento das competências dos estudantes. Neste trabalho, apresenta-se a reestruturação das disciplinas da área de Recursos Hídricos com destaque aos temas de estudo e resultados de aprendizagem estruturados para a disciplina de Mecânica de Fluidos.

Projeto pedagógico de curso. Competências. Recursos hídricos.
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