Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3022

FRAMEWORK PARA ESCOLHA DAS ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM ATIVA: APLICAÇÃO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NUM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO;

Denise Luciana Rieg Scramim, Rui Manuel de Sá Pereira de Lima, FERNANDO CEZAR LEANDRO SCRAMIM, Octavio Mattasoglio Neto;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O objetivo do presente trabalho é propor um framework de análise que auxilie o professor na escolha da estratégia de ensino para o desenvolvimento de competências técnicas e transversais. Complementando a proposta, exemplifica-se o uso do referido framework na escolha do método de aprendizagem ativa a ser utilizado na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica de um curso de Engenharia de Produção, ao ministrar um dos tópicos do seu ementário. Os métodos de pesquisa utilizado no desenvolvimento deste trabalho foram o estudo de caso e o survey. Este último se fez necessário pelo fato de o framework proposto ter como um de seus passos uma pesquisa junto aos alunos para identificar suas preferências em relação às estratégias de aprendizagem ativa.

Aprendizagem ativa. Framework. Competências Técnicas. Competências transversais.
Voltar