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EDUCA & AÇÃO: UMA METODOLOGIA ATIVA VOLTADA AO CURSO DE ENGENHARIA PARA SIMULAR A REALIDADE POR MEIO DO JOGO;
DANIEL ALVES DOS SANTOS, GUSTAVO YUJI ITO, PEDRO IGN?CIO MENEGHETTI SCHEID, H?LLICA MACHADO BARBOSA, VIRLEY LEMOS DE SOUZA;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Colocar o aluno como o protagonista do seu próprio ensino e extrapolar as barreiras da sala de aula convencional favorece seu aprendizado (QUERINO & BORGES, 2002). Uma das formas de alcançar isso é adotar metodologias ativas no processo, já que interações positivas nas aulas contribuem também com o conhecimento do aluno (UNESCO, 2013). Partindo desse ponto, foi desenvolvida uma metodologia por meio da gamificação para ser usada na graduação. Para isso, foram aplicadas as estruturas do Octalysis, de Chou (2019), e dos jogos sérios, de Rocha, Bittencourt & Isotani (2015), para encontrar e adaptar o sistema de RPG que mais se enquadra na sala de aula: o FIASCO, de Morningstar (2011). E assim foi desenvolvido o Educa & Ação, um sistema voltado a trabalhar competências muitas vezes não tratadas na faculdade, enquanto o graduando tem uma aula diferente, divertida e cooperativa. Foram realizados testes no curso de engenharia civil do IFTO Campus Palmas nas disciplinas de Planejamento e Gerenciamento de Obras, da matriz curricular do 8º Período, e Gestão da Qualidade e Produtividade, do 10º Período. Os resultados obtidos pelos feedbacks dos alunos foram positivos: 96,7% vê no Educa & Ação uma ferramenta que contribui na sua graduação, 93,3% jogaria novamente e 100% se divertiu enquanto jogava. Com uma nota de experiência geral de 8,2, o Educa & Ação se mostra uma metodologia validada para ensino na engenharia civil
Ensino, metodologia ativa, RPG, engenharia civil