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Artigo


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A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE PROJETOS E ATIVIDADES ESPECIAIS IMPLEMENTADOS EM PARALELO ÀS DISCIPLINAS DO CURSO;

Gabriel Pendloski Fraga, Octavio Mattasoglio Neto;

COBENGE20

[39] 04. Projeto e Gestão de Cursos

[138] 04.3. Projeto Pedagógico de curso 

A implementação dos Projetos de Atividade Especiais (PAEs) no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) em 2015 tinha diversos objetivos a serem alcançados. Objetivos esses como a diversificação de conteúdos e as diferentes formas de aplicação, tornando o currículo do estudante mais completo e moldado da maneira que por ele for desejada. Após cinco anos da sua implementação, o objetivo deste trabalho é checar, pela percepção dos professores, quais desses objetivos foram atingidos. Foi criado um questionário em GoogleDocs que foi aplicado em professores de diversas áreas de engenharia do IMT. Os dados obtidos foram analisados e a partir de então foi possível esclarecer as dúvidas na qual nosso trabalho foi moldado. Na percepção dos professores, todos concordam que as PAEs são importantes, e que a mudança curricular foi positiva. Quanto ao amadurecimento dos alunos e o conhecimento deles sobre os reais objetivos das PAEs, apenas 12% dos respondentes disseram acreditar que os alunos estão cientes dos objetivos das reformas curriculares de cinco anos atrás.

PAEs. Aprendizagem Ativa. Ensino por Projetos. Avaliação de currículo.
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