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ENGENHEIROS NA COZINHA: O PROGRAMA MASTERCHEF COMO INSPIRAÇÃO PARA ESTUDOS PRÁTICOS DE TEMPOS E MOVIMENTOS;

LEONARDO MENEZES MELO;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

O processo de ensino-aprendizagem presente nas universidades precisa estar em constante metamorfose, visto que as tecnologias, as necessidades da sociedade e as partes envolvidas no meio acadêmico se alteram com o passar dos anos. No decorrer dos últimos anos, universidades e professores, cada vez mais utilizam metodologia ativa e suas técnicas no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo com alunos mais ativos nos encontros e intensificando a relação de teoria e prática. Especificamente para o processo de ensino-aprendizagem nas Engenharias, torna-se necessário e relevante a aquisição de tal conhecimento e a aplicação junto as partes envolvidas. Este trabalho tem o objetivo de relatar as dinâmicas e os resultados obtidos durante o processo ensino-aprendizagem na disciplina de Engenharia de Métodos, do curso de Engenharia de Produção, por meio da inspiração no programa MasterChef com o uso da técnica intitulado problem-based learning. As atividades aconteceram no primeiro semestre de 2019, sendo planejadas e executadas por meio da reflexão e debate dos conceitos e técnicas existentes no estudo de tempos e movimentos, e com aplicações em receitas desenvolvidas e gravadas pelos próprios alunos. Como principais resultados tem-se: participação intensiva dos alunos, relação acentuada entre teoria e prática, percepção por parte dos envolvidos que o conteúdo e toda a dinâmica jamais serão esquecidos, desenvolvimento/aprimoramento de habilidades culinárias, e, elevado grau de satisfação dos alunos com o desenvolvimento das atividades.

Engenharia de métodos. Tempos e movimentos. Metodologia ativa. Problem-based learning. MasterChef.
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