Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3012

ESTIMULANDO MENINAS DO MARANHÃO PARA AS CARREIRAS DE STEM;

Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles, Paulo Rogerio de Almeida Ribeiro, Wendell Ferreira de La Salles, Janyeid Karla Castro Sousa, MARIA DE FATIMA SANTOS, Carlos de Salles Soares Neto, Valeska Martins de Souza, Luis Jorge Enrique Rivero Cabrejos;

COBENGE20

[48] 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[173] 13.2 Formas de despertar vocações 

Visando desmistificar a área de Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM), assim como despertar o interesse de meninas a seguir essa carreira, um grupo de professores das áreas de ciência, tecnologia e engenharia da Universidade Federal do Maranhão propôs o projeto "Sarminina Cientistas: Estimulando Meninas do Maranhão para as Carreiras de Exatas e Tecnologia". O projeto adotou como metodologia uma abordagem dinâmica - isto é atividades lúdicas e ativas de aprendizagem - visando o encantamento, o estímulo e a curiosidade das alunas de escolas públicas de São Luís do Maranhão para as áreas de STEM. Das diversas ações realizadas, podemos citar as atividades na área de robótica; oficinas de desenvolvimento do pensamento computacional e de introdução a SCILAB e MATLAB; mostras de filmes, além de palestras de orientação profissional. Todas as ações foram planejadas no sentido de proporcionar às alunas a aproximação com uma área muitas vezes minorada por grande parte dos estudantes, principalmente pelo público feminino. Ao longo das ações, foi possível observar vários impactos positivos, de modo que pudemos concluir que as atividades ajudaram as alunas a perceberem a área de STEM de uma forma diferente, correlacionando os assuntos abordados com as disciplinas de matemática, física, química e computação

Meninas. STEM. Escola Pública. Sarminina Cientistas
Voltar