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GEOMETRIA E POLARIDADE: UMA ABORDAGEM INTRODUTÓRIA PARA CURSOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO MODELOS MOLECULARES;

Juliana Ribeiro Cordeiro, Luis Geraldo Cardoso dos Santos, Lilian de Cássia Santos Victorino, Fernando Perna;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

O presente trabalho mostra uma ferramenta pedagógica voltada para o ensino de geometria molecular, polaridade e interações intermoleculares. Visando ao aprendizado desses conceitos, foi desenvolvida uma atividade em que equipes formadas por dois ou três estudantes dispõem de esferas de isopor para representar átomos e varetas para representar pares de elétrons. Cada equipe recebe um conjunto de cinco cartas contendo fórmulas de moléculas e íons como desafio. O objetivo da atividade consiste na construção tridimensional das espécies indicadas nas cartas e na previsão de suas polaridade e interação intermolecular predominante. A atividade foi aplicada entre cerca de 300 estudantes de primeira série de cursos de engenharia e avaliada por meio de nota atribuída pelo professor e de uma pesquisa realizada entre os participantes. Mais de 70% dos estudantes obtiveram nota igual ou superior a 7,0 de um total de 10,0 pontos possíveis. A pesquisa apontou que 93,5% dos estudantes consideraram que a abordagem de construção tridimensional das estruturas facilitou o entendimento do conteúdo e 83,5% dos entrevistados consideraram o seu grau de interesse e participação na atividade alto ou muito alto. Esses resultados sugerem que a atividade foi empregada com sucesso entre estudantes de engenharia como ferramenta de aprendizagem ativa.

modelos moleculares, estratégia pedagógica, aprendizagem ativa, Química para engenharia
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