Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3008

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMDESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE UMA MALETA DE COMANDOS ELÉTRICOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM;

João Guilherme Ribeiro Pinto Gursen de Souza, Giselle Palheta Moura, Artur Cabral Teixeira, Edwir Marcelo Alves Nogueira;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Este artigo apresenta a elaboração de uma maleta de comandos elétricos como ferramenta para a melhoria do ensino no curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Estácio Belém, Campus Nazaré. No desenvolvimento deste trabalho, foi enfatizada a importância da execução de atividades práticas para aprimoramento do ensino, facilitando a compreensão da temática de comandos elétricos. No entanto, com base em uma pesquisa de opinião direcionada aos professores e alunos, foram observadas dificuldades na utilização do laboratório para aulas práticas. Desta forma, evidenciou-se a necessidade de criar uma ferramenta portátil e de fácil deslocamento que pudesse ser utilizada em sala de aula para auxiliar os alunos e professores na realização de experimentos. E, assim, promover o aprendizado de comandos elétricos, entre eles, o funcionamento das três principais partidas para o acionamento de um motor de indução trifásico (direta, com reversão e estrela-triângulo). Quando se trata de comandos elétricos, é necessária uma adequada leitura e interpretação dos diagramas de máquinas elétricas e o conhecimento dos métodos de acionamento das mesmas. Além disso, o dimensionamento e especificação dos componentes associados aos motores elétricos, acima de tudo, promove a segurança aos processos industriais.

Maleta. Comandos elétricos. Ensino.
Voltar