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A INFLUÊNCIA DA IRRADIAÇÃO SOLAR NOS HARMÔNICOS GERADOS POR SISTEMAS SOLARES ON-GRID E SEU EFEITO NO FATOR K DO TRANSFORMADOR MONOFÁSICO;
EMMANUEL LOPES DA CRUZ SALDANHA, MATEUS CAVALCANTE MACHADO, CINTIA DE FARIA FERREIRA CARRARO;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Com o aumento da competitividade no mercado de trabalho, os profissionais necessitam acumular cada vez mais habilidades e conhecimento para obterem destaque em suas carreiras. Deste modo, adotar um método de ensino que desenvolva habilidades e construa conhecimento amplo é desafiador. A simulação computacional é uma habilidade do futuro e combinada com a observação de problemas de engenharia e a multidisciplinaridade de projetos, pode ser um bom método de ensino. Assim, neste trabalho fez-se todo o projeto de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica e buscou-se avaliar através de simulação computacional o efeito dos harmônicos gerados pelo sistema em um transformador. Como resultado, constatou-se que os níveis de irradiação alteram os níveis dos harmônicos gerados pelo sistema, podendo causar sérios problemas à rede e ao transformador de conexão à rede por alterar o fator K do mesmo. Esta metodologia de ensino que alia recursos computacionais com a multidisciplinaridade envolvida em projetos de engenharia e a identificação de tendências do sistema elétrico se mostra um modelo interessante pois não só permite o desenvolvimento de habilidades como também o conhecimento amplo e o olhar crítico do engenheiro.
Sistema fotovoltaico. Inversor on-grid. Fator K. Transformador. Desafio na engenharia.
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