Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3005

Clubinho de Engenharia: uma Abordagem Lúdica para o Ensino de Ciências e Matemática;

VICT?RIA DA SILVA BRAGA, CALEBE VITOR DE MOURA MEIRA, DANILO CARDOSO RANGEL, JOAO PEDRO RODRIGUES, FABIANA RODRIGUES LETA;

COBENGE20

[48] 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[172] 13.1 Relato de experiências 

A dificuldade da transição dos alunos para o ensino fundamental II é algo bem evidente e que se busca ser amenizada com o projeto Clubinho de Engenharia. Os alunos do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Mecânica da Universidade Federal Fluminense visam, através desta atividade, ao aumento do interesse dos alunos em aprender e estudar os conteúdos ensinados em sala de aula. A metodologia utilizada foi a de introduzir atividades práticas que envolvessem as disciplinas curriculares de ciências e matemática para que os alunos compreendessem e absorvessem melhor tais conteúdos, de uma forma lúdica e mais amigável e próxima da vida dos alunos de forma a atraí-los para o estudo. As oficinas visam criar um maior interesse nas matérias e deixá-los mais animados quanto ao ingresso em uma nova fase da vida acadêmica. E como consequência, tem-se a redução da defasagem e dificuldade dos alunos nas disciplinas correspondentes.

Extensão. Ciências exatas. Ciências da natureza. Ensino Fundamental. Programa de Educação Tutorial.
Voltar