Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3004

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO EM ENGENHARIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA;

Michele Otobelli Berteli, Carlos Alberto Costa, Cesar Augusto Bernardi, Lucas Furstenau de Oliveira;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade 

Este artigo apresenta o resultado de um trabalho de intervenção sobre o processo de ensino interdisciplinar em disciplinas dos cursos de engenharias. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo de caso realizado em quatro disciplinas dos cursos de engenharia: produção, controle e automação, civil, elétrica e no curso de arquitetura. Foi utilizada uma abordagem exploratória e descritiva com caráter qualitativo. O tema central do estudo foi o desenvolvimento de um projeto elétrico, guiado pelos conceitos de gestão de projetos e com uma análise de experimentos como forma de avaliar os resultados do trabalho. Foram envolvidos 23 alunos da turma de Projetos Elétricos, 28 alunos da turma de Gerenciamento de Projetos e 22 alunos da turma de Projeto de Experimentos. Os resultados mostraram que a integração de conteúdo dentro de diferentes disciplinas que extrapolam as fronteiras tradicionais dos cursos de graduação é possível. Como retorno por parte dos estudantes envolvidos nesse projeto de intervenção, os mesmos sinalizaram positivamente pela oportunidade de aplicação dos conceitos desenvolvidos em cenários de outras turmas do mesmo semestre. Futuros estudos são necessários no sentido de estratificar em mais detalhes a amostra para avaliar o nível de assimilação, por meio dos resultados, dos alunos quanto às orientações passadas, que foram pré-estabelecidas no experimento. Por fim, é necessário confirmar se existe ou não necessidade de um período maior para explicação e engajamento da turma quanto ao uso da ferramenta CANVAS de projeto, utilizada nessa intervenção de interdisciplinaridade.

Interdisciplinaridade. Projeto. CANVAS.
Voltar