Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3002

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMRELATO DE EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE PESQUISA EM EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO DA ESCOLA EMPREEND;

Rosangela Vieira Monteiro, Sérgio Gregório Sartori, Daiane Pereira da Fonseca Lopes, sonia marise salles carvalho, TANIA CRISTINA DA SILVA CRUZ;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Este artigo apresenta a experiência da disciplina de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação, ofertada pela Escola Empreend do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (CDT/UnB), em específico no que se refere ao estudo de caso desenvolvido em torno da problemática apresentada pelo núcleo estratégico do Instituto Cláudio Sarkis de Desenvolvimento Humano (ICSDH), organização do Terceiro Setor, cuja sobrevida resta ameaçada por um comportamento assistencialista que já não se sustenta perante os desafios contemporâneos. Por meio da aprendizagem baseada em problemas, cerca de quarenta estudantes oriundos de múltiplas áreas do conhecimento, com predominância das engenharias tiveram oportunidade de comprovar a aplicabilidade de metodologia de aprendizagem ativa à dinâmica das disciplinas orientadas aos desenvolvimento de competências empreendedoras em alunos de graduação e pós-graduação. Três dos grupos de trabalho então constituídos dedicaram-se à análise e adequação estatutária do ICSDH, bem como à configuração de proposta de inovação em sua estrutura organizacional, colocando em prática conhecimentos, habilidades e atitudes empreendedoras no percurso de aprendizagem que lhes foi apresentado, esforço que culminou na produção de 3 (três) artigos, posteriormente compilados e consolidados pelos professores da Disciplina em relatório analítico-propositivo, cujo conteúdo inovador inspirou a produção do presente artigo.

competências empreendedoras , aprendizagem baseada em problemas, inovação, Terceiro Setor
Voltar