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Aplicação de um Modelo de Referência para o desenvolvimento de um jogo remoto para o ensino de logística de transporte e distribuição;
THIAGO SCHAEDLER UHLMANN, LUCIANO ANTONIO MENDES, EDUARDO HENRIQUE RUFCCA, GIULIO DE LIMA MATOS;
COBENGE17
[7] 07. Educação presencial e à distância em Engenharia e Tecnologia
[25] 07.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada
O presente estudo propõe a aplicação de um modelo de referência para o desenvolvimento de jogos remotos voltados para a educação em engenharia. Primeiramente, descreve-se o conceito de jogos remotos - experimentos remotos baseados no conceito de aprendizagem baseada em jogos. A seguir, propõe-se um modelo de referência voltado ao desenvolvimento de tais jogos a partir da adaptação de um modelo de referência genérico voltado ao desenvolvimento de experimentos remotos, sendo tal adaptação realizada com base em uma revisão sistemática em bases de dados de artigos de engenharia. Em seguida, descreve-se uma aplicação-piloto deste modelo de referência no desenvolvimento de um jogo remoto no contexto de um programa de iniciação em tecnologia e inovação em uma universidade brasileira, para o ensino de conceitos relacionados a logística de transporte e distribuição em modal ferroviário.
Aprendizagem baseada em jogos, Educação em engenharia, Experimentação remota, Jogos sérios, Modelos de referência.