2987
Influência de uma pré-formação no desenvolvimento do aluno no primeiro ano de graduação.;
JULIA BINDI ALENCAR DE JESUS, SANDRO RENATO DIAS;
COBENGE20
[48] 13. Interação com o Ensino Fundamental e Médio
[172] 13.1 Relato de experiências
A evasão no ensino superior é um fenômeno amplamente estudado. Fatores anteriores ao ingresso na Instituição de Ensino Superior são de grande influência no desenvolvimento do aluno em seu curso superior. Tinto (1975) divide as causas em três áreas: base familiar, experiência escolar e singularidades do indivíduo. O presente estudo, motivado pela experiência pessoal, efetuou o levantamento dos objetivos de campeonatos e olimpíadas realizadas, comumente, durante o ensino médio e uma entrevista sobre a influência do ensino técnico e participação em campeonatos. As competições foram comparadas a fim de levantar as características comuns e analisada a similaridade com as respostas dos questionários. Ademais, foi realizado um levantamento literário com a finalidade de averiguar a presença dos fatores comuns entre uma experiência prévia e a permanência do aluno no primeiro ano de graduação. A similaridade entre os fatores demonstrou a relevância da realização de atividades extracurriculares no período anterior ao ingresso na Instituição de Ensino Superior.
Pré-formação. Influência. Graduação. Evasão. Primeiro ano.