2986
MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO DO AMANHÃ USANDO DESIGN THINKING;
MIGUEL ANGEL CHINCARO BERNUY, LEANDRO CESAR DO NASCIMENTO BERTOLDI, JOAQUIM OS?RIO BRONDANI;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem
A construção do conhecimento durante a formação do engenheiro é o resultado de um conjunto de ações nos domínios pedagógico e de infraestrutura disponível. As propostas de reestruturação curricular, em diversos cursos de engenharia, têm desafios que percorrem estes domínios. A materialização do macroplanejamento, cuja representação está no projeto pedagógico do curso, está na elaboração e execução de planos de ensino das disciplinas. Neste trabalho, é apresentado detalhadamente a estrutura e a execução da parte de uma disciplina na área de microcontroladores, que corresponde a mobilização de conhecimentos específicos da área. Ou seja, será apresentada a parte que corresponde a integração dos conhecimentos, a avaliação processual da disciplina e o desenvolvimento de competências comportamentais do engenheiro do amanhã (inovador e responsável). A disciplina usada é Sistemas Microcontrolados e o método utilizado na estruturação desta parte da disciplina é o Design Thinking. Os resultados podem ser observados em duas operações: divergente e convergente, indicando a natureza de processos criativos e complexos associados a conceitos e conteúdos relativos à área específica da disciplina.
Design Thinking. Mobilização de conhecimentos. Sistemas Microcontrolados.