Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2984

A UTILIZAÇÃO DE GRUPOS DE ESTUDOS PARA O APRENDIZADO NA GRADUAÇÃO;

Jose Aravena Reyes, Mariana Larissa Antunes da Costa, Michele Nogueira Reis de Paula;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

As novas diretrizes curriculares advogam por uma maior formação de soft skill nos cursos de Engenharia e, dentre as competências a serem desenvolvidas, a capacidade de trabalho em equipe, a criatividade e a crítica são altamente recomendadas. Ao encontro dessa diretriz, na Universidade Federal de Juiz de Fora existe uma normativa que promove atividades discentes fora da sala de aula, privilegiando espaços de aprendizagem mais eficientes que tornem o estudante o agente ativo da sua aprendizagem. O trabalho em grupo pode, portanto, ser um bom modelo para desenvolver as competências desejadas. Este estudo apresenta e discute uma metodologia do grupo de estudos que adota uma perspectiva de maior autonomia dos estudantes na organização das atividades. Primeiramente é apresentado o contexto e marco geral da proposta, para depois elencar os resultados obtidos pelos alunos mediante essa prática metodológica. Finalmente os resultados de uma pesquisa qualitativa são apresentados para descrever a alta receptividade que esta abordagem tem entre alunos e professores.

Metodologia de ensino, Grupos de Estudo, Educação
Voltar