Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


298

Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMO uso da domótica como mecanismo lúdico-pedagógico para desenvolvimento prático de projetos em engenharia.;

Rafael Prado Guilherme dos Santos, Ádrea Lima de Sousa, Caio Queiroz Silva, Gabriel Bastos de Souza Silva, Juan Costa da Costa, Juliana Segtowick Fonseca e Silva, Mellina Modesto Lisboa, Orlando Fonseca Silva, Rafael Mendes Hirayama Machado, THIAGO HENRIQUE FERREIRA NASCIMENTO;

COBENGE17

[3] 03. Retenção e Evasão nos Cursos de Engenharia e de Tecnologia

[9] 03.1. Políticas para redução da evasão e retenção

O ingresso no âmbito acadêmico de cursos de graduação em Engenharia, pode ser encarado com certa dificuldade por grande parte dos novos discentes. A transição do enfoque teórico apresentado no ensino médio, para o desenvolvimento de habilidades práticas exigidas na Engenharia, por vezes ocorre de forma brusca e intimidadora, sendo uma das possíveis causas da elevada evasão nesses cursos. Buscando não só contribuir com a formação dos discentes calouros de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia da Computação, da Universidade Federal do Pará (UFPA), mas principalmente possibilitando aos mesmos um contato prévio e encorajador com algumas ferramentas que atualmente são muito utilizadas ao longo da graduação, implementou-se um projeto de domótica, consistindo num sistema de controle residencial com a plataforma de prototipagem Arduino aplicado numa maquete, seguido de um minicurso abordando conhecimentos básicos sobre a plataforma de prototipagem e sobre conteúdos iniciais de algumas disciplinas obrigatórias e comuns aos dois cursos. Ao término do minicurso, o projeto de domótica em funcionamento foi apresentado aos novos discentes, que puderam interagir com mesmo, como incentivo para o desenvolvimento de seus próprios projetos.

Domótica com Arduino, habilidades práticas, incentivo.
Voltar