Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2979

APRENDIZAGEM COOPERATIVA NO ENSINO DA MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO NO CONTEXTO DO ISOLAMENTO SOCIAL;

Ricardo Albuquerque de Sousa, CELY MARTINS SANTOS DE ALENCAR, CAMILY VASCONCELOS BARBOSA, João Hudson Oliveira Nunes;

COBENGE20

[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia 

O presente artigo teve como objetivo analisar a dinâmica de funcionamento de grupos de estudos de projetos de instalações utilizando-se de ferramentas BIM sob a ótica da aprendizagem cooperativa. Devido ao isolamento social causado pelo Covid-19, houve a necessidade de realizar as atividades a distância por meio de plataformas digitais, havendo assim uma mudança nos meios de interação do grupo. Com auxílio de embasamento teórico sobre a aprendizagem cooperativa e ferramentas digitais a análise do desenvolvimento dos grupos sucedeu-se por meio de resultados e percepções individuais quanto ao aprendizado possibilitado pelo grupo e à metodologia utilizada no desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, foi possível observar características inerentes a aprendizagem cooperativa tais como responsabilidade individual e heterogeneidade. Entretanto, alguns atributos não foram contemplados, tais como o desenvolvimento de habilidades interpessoais e interdependência positiva. Com isso, mudanças na formação e no funcionamento do grupo são sugeridas a fim de melhorá-lo.

Aprendizagem cooperativa. Grupo de estudos. Ensino a distância. BIM.
Voltar