Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2977

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMSoft Skills na Engenharia: um relato de caso do ICT/UNIFESP;

Laura Fagnani, Arthur Freitas Araújo, Verônica Ribeiro dos Santos, Mariana Motisuke;

COBENGE20

[38] 03. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[132] 03.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso 

O termo V.U.C.A. foi criado nos anos 1990 para descrever como o mundo ficou depois do final da guerra fria: Volátil, incerto (uncertainty), complexo e ambíguo. Esse termo não poderia ser mais recente, afinal, hoje em dia, as coisas mudam muito rápido, sem que saibamos para onde vão, sem que necessariamente entendamos o que causou esta mudança e o resultado nem sempre é simples de avaliar e processar. Esse cenário gera instabilidade emocional nas pessoas, aumenta o nível de exigência do mercado de trabalho e, como consequência, vivenciamos elevados níveis de estresse e de insatisfação com a vida pessoal e profissional. Para lidar de maneira saudável e equilibrada com as novas exigências de um mundo cada vez mais V.U.C.A, o desenvolvimento de competências socioemocionais e comportamentais (soft skills) torna-se relevante, principalmente para os jovens adultos, entre 15 e 30 anos, que irão vivenciar os maiores impactos do mundo moderno. Como forma de fomentar o desenvolvimento de competências que auxiliem os alunos a navegarem em um mundo cada vez mais instável e complexo, algumas universidades estão incluindo em suas grades curriculares disciplinas que foquem no desenvolvimento destas competências. Este trabalho tem como objetivo relatar o caso da implementação do ensino de soft skills no curso de engenharia de materiais do ICT/UNIFESP.

soft skills. ensino ativo. inovação no ensino. curricularização da extensão
Voltar