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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPLANTA DIDÁTICA PARA CONTROLE DE VELOCIDADE E DE POSIÇÃO ANGULAR DE UM MOTOR ELÉTRICO DE CORRENTE CONTÍNUA USO DO MÉTODO PID DISCRETIZADO;

Peter Franklin Ribeiro de Souza, Jonnathan Souza Acre das Mercês, Daniel Khede Dourado Villa;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[130] 02.3. Inovações nos cursos decorrentes das novas DCNs

Durante o processo de formação em engenharia é importante inserir, nas ações didático-pedagógicas, o uso de equipamentos e ferramentas que permitam uma aproximação com a vivência profissional. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma planta didática para o controle de velocidade e posição angular de um motor de corrente contínua, utilizando o método PID discretizado, importante estratégia de controle clássico. O objetivo dessa planta é fornecer as ferramentas práticas para o teste e validação dos conceitos relacionados a controle de processos. Os resultados obtidos asseguram sua relevância para a área de controle de processos e o potencial que o equipamento possui para auxiliar instituições de ensino superior na adequação de seus cursos as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) das engenharias.

Ensino. Didática. Engenharia. Controle de Processos. PID.
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