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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMODELO DIDÁTICO PARA ESTUDO DE TENSÕES DO SOLO E SIMULAÇÃO DE CONTENÇÕES;

Felipe Nunes Belufi, Lameck Messias Alves Costa, Orlando Manica Filho, Renata Conciani Nunes;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

A grande maioria das obras e intervenções humanas no ambiente se relacionam com o solo, seja demandando esforços que o solo deve resistir, ou utilizando dele como estrutura em construções, ou ambas as situações. O estudo das relações desses esforços nos solos são fundamentais desde a concepção de projetos de engenharia, até posteriormente, no monitoramento do comportamento das intervenções no meio ambiente. Tendo em vista essas premissas, este artigo vem apresentar alguns modelos didáticos para representar os esforços relacionados ao solo, e algumas aplicação em soluções de engenharia. Os modelos podem facilitar o entendimento das relações entre as tensões verticais e horizontais do solo, noções da organização da estrutura dos solos, além de simular algumas situações de contenção de solo. A conclusão deste trabalho está na apresentação do modelo aos alunos de graduação da disciplina em Mecânica de Solos I e II, o que se mostrou uma ferramenta relevante para a aprendizado dos alunos.

Mecânica de Solos. Intervenções. Projetos de Engenharia.
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