Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2973

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPANDEMIA DO COVID-19 E O ENSINO DE ENGENHARIA: DESAFIO ENFRENTADO PELOS PROFESSORES;

ANA CAROLINA VIRMOND PORTELA GIOVANNETTI, PATRICIA FONTANA, Eimi Veridiane suzuki, Andrezza do Espirito Santo Cucinelli, Amacin Rodrigues Moreira;

COBENGE20

[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia 

A pandemia do coronavírus (COVID-19) ocasionou impactos significativos em diversos segmentos da sociedade, em particular na educação. A adoção de medidas não farmacológicas para mitigar os seus efeitos, exigiu que o sistema educacional, em sua maioria presencial, repentinamente se adequasse para o ensino remoto. Diante disso, e levando-se em consideração que não há previsão do término da adoção dessas medidas, este estudo transversal procurou, por meio de um formulário disponibilizado eletronicamente pelas redes sociais, identificar as principais dificuldades e percepções dos docentes de engenharia dentro desse contexto. Participaram 52 docentes de diferentes estados brasileiros, atuando tanto na rede privada quanto na rede pública de ensino. De uma maneira geral, os resultados demonstraram que o tempo necessário para o preparo das atividades docentes tem sido mais elevado e que os professores preparam materiais complementares. Os docentes ainda sentem falta do contato direto com os alunos e avaliam, em quase toda a sua totalidade, que o aprendizado do aluno tem sido igual ou pior que antes da pandemia.

COVID-19. Ensino a distância. Ensino de engenharia. EaD. Ensino remoto.
Voltar