Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2972

AÇÕES DE INOVAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE C&T DO ICT/UNIFESP;

MARIANA MOTISUKE, LUIZ LEDUINO DE SALLES NETO, PAULO LOUREN??O, DANIELI APARECIDA PEREIRA REIS;
Arquivo não encontrado

COBENGE20

[36] 01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã

[127] 01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos

O mundo enfrenta, hoje, desafios cada vez mais complexos e ambíguos e, como consequência, demanda-se do ensino superior a formação de profissionais capazes de lidar com problemas e sistemas complexos tanto em ambientes científicos quanto profissionais. Desta forma, torna-se necessário uma profunda revisão e remodelagem de paradigmas e dos processos educacionais. Acompanhando estas tendências o ICT/UNIFESP incentiva reflexões e discussões sobre ações para modernizar o seu ensino. Foi neste contexto que surgiu o Grupo para Inovação no Ensino de C&T com o objetivo de fomentar a inovação no ensino de C&T para a formação de egressos preparados para um mercado em constante transformação. Este trabalho tem, então, como objetivo apresentar um relato sobre as ações realizadas por este grupo e suas perspectivas futuras para o ensino de C&T no ICT/UNIFESP. O grupo tem trabalhado ativamente para aumentar a participação da comunidade acadêmica no processo de transformação e modernização do ensino. É certo que este é um processo que está ativo em muitas IES tanto públicas como privadas, nacionais e internacionais e, que de uma forma ou de outra, foi acelerado pelas drásticas mudanças sociais, econômicas e políticas trazidas pelo isolamento social causado pela pandemia da COVID-19. É importante que o ambiente propício à discussão e reflexão que foi criado neste momento seja mantido e ampliado quando se estabelecer o "novo normal". Ainda, as ações descritas neste trabalho serão certamente fortalecidas com as novas diretrizes curriculares nacionais (DCNs) dos cursos de engenharia.

Inovação. Ensino. Aprendizagem. UNIFESP. Ciência e Tecnologia
Voltar