297
Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMQUANDO EXPECTATIVAS E PERCEPÇÕES NÃO CONVERGEM: UM ESTUDO SOBRE ADEQUAÇÃO CURRICULAR À DEMANDA DE MERCADO;
Emmanuel Paiva de Andrade, JOAO PAULO FERREIRA MARTINS, Siena Alves Costa, Gustavo Naciff de Andrade, Jean Carlos Machado Alves;
COBENGE17
[10] 10. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
[32] 10.1. Temas transversais na Educação em Engenharia e Tecnologia
Em um mundo onde a inovação assume a condição de fundamento estratégico de organizações e países, a formação de pessoas, particularmente de engenheiros, é trazida para o centro do debate, expondo suas potencialidades mas também suas fragilidades. O presente estudo vai examinar o que ocorre com estudantes de engenharia de produção da Universidade Federal Fluminense prestes a se formarem e/ou recém formados em relação ao alinhamento entre as expectativas dos seus prováveis empregadores e as percepções dos próprios estudantes acerca dos conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso. A estratégia da pesquisa foi o estudo de caso, coletando dados, por um lado, de três empresas de setores diferentes através de grupos focais envolvendo os gestores responsáveis por recrutamento e seleção e, por outro lado, através de um survey aplicado aos estudantes nas circunstâncias sob exame. Os resultados mostraram que existem desencontros significativos entre a demanda empresarial e a percepção dos estudantes acerca do que lhes foi oferecido e do que eles efetivamente dominam.
Educação em engenharia, Currículo, Mercado de trabalho, Inovação