2960
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM DISCIPLINA DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS;
MARIANA TEIXEIRA DA COSTA MACHADO, ERICK ALMEIDA ESMERINO, ANDR? VON RANDOW DE ASSIS;
Este trabalho relata a experiência da aplicação da aprendizagem baseada em projetos nas disciplinas de operações unitárias do curso de graduação em Engenharia de Alimentos. O objetivo é ampliar o conhecimento da metodologia e contribuir para futuras aplicações e sistematização do mesmo. Procurou-se com o projeto a aplicação contextualizada das teorias estudadas e o envolvimento ativo dos estudantes com discussões em grupo sobre as questões mencionadas anteriormente em sala. Para seu desenvolvimento, os alunos foram divididos em pequenos grupos, os quais precisavam realizar o dimensionamento das operações unitárias de uma indústria de óleo vegetal. Neste processo, existia a necessidade de buscar referências de diferentes fontes, ter pensamento crítico, colaborar com os colegas, ter boa comunicação e resolver problemas, estimulando, assim, um aprendizado mais aprofundado. Apesar de o método ser efetivo para desenvolver estas competências, sua aplicação apresentou diversas dificuldades, que são analisadas neste trabalho. Com o intuito de aprimorar a aplicação do método, ,ao final, são sugeridas correções e ajustes que possam promover o engajamento e o desenvolvimento das competências almejadas em todos os alunos da turma, pois se observou que este, como outras metodologias de aprendizagem ativas, é dinâmico e necessita de mudanças ao longo de todo o processo para sua melhoria contínua.
Educação superior. Metodologias ativas. Aprendizagem colaborativa