Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2958

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL) NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL;

CELSO BECKER TISCHER, MATHEUS DOTTES BINTTENCOURT, ANA ALICE TIMM GORETTI, SABINE RITTER DE PARIS, MATHEUS CARGNELUTTI DE SOUZA;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Tendo em vista os desafios apresentados atualmente pelo mercado de trabalho, que busca profissionais com uma formação mais prática com habilidades e competências para lidar com situações que exijam a tomada de decisão, este artigo apresenta os resultados da aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para complementar conteúdos de disciplinas dos cursos de Engenharia Elétrica e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul. O problema proposto foi o desenvolvimento de um protótipo de uma residência unifamiliar considerando a instalação de um sistema de automação residencial. O projeto foi realizado em duas etapas de forma concomitante, sendo o projeto elétrico do sistema de automação residencial e o projeto de modelagem para a construção do protótipo. Com o uso da PBL foi possível perceber o desenvolvimento de várias habilidades no período de execução do projeto, tais como: comunicação, trabalho em equipe, criatividade, autoconfiança e autoconhecimento, além de contribuir para uma aprendizagem mais efetiva dos conteúdos relacionados.

Metodologia Ativa. Aprendizagem Baseada em Problemas. Automação residencial. Protótipo.
Voltar