2956
INDÚSTRIA 4.0 E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO;
FERNANDO COVOLAN ROSITO, ELIANA MARIA DO SACRAMENTO SOARES, CARINE GELTRUDES WEBBER;
COBENGE20
[36] 01. Os desafios para formar hoje o engenheiro do amanhã
[127] 01.1. Pesquisa ou estudos para prospecção de novos formatos de cursos
A indústria 4.0, identificada como a última revolução industrial, vem modificando o ambiente fabril e social em diversos aspectos, desde a produção até a aplicação das tecnologias emergentes no cotidiano das pessoas. A manufatura avançada, fazendo uso de máquinas inteligentes que compartilham informações e tomam decisões sem intervenção humana, determinam as novas habilidades e competências necessárias para alguns profissionais. Na área da Engenharia, as inovações da indústria 4.0 se fazem presente, pois envolvem conhecimentos técnicos e científicos, exigindo uma atualização constante das operações industriais e de mercado. Neste contexto, o presente texto apresenta uma pesquisa sobre desafios, habilidades e competências atreladas à formação de engenheiros para atuarem na indústria 4.0, enfatizando a necessidade de renovação educacional envolvendo tecnologias emergentes. Nesta direção, o trabalho tem por objetivo provocar uma reflexão sobre a inserção de alguns conceitos e tecnologias, utilizadas na indústria 4.0, nos currículos. Como resultado, identifica-se o quão importante é haver o alinhamento de ideias e de ações entre governo, empresas, instituições de educação e sociedade para que ocorra uma reformulação do ensino por meio da qualificação continuada de professores e da estruturação de laboratórios das escolas.
Educação. Indústria 4.0. Engenharia.