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Artigo


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AS NOVAS DCNs E OS CURSOS DE ENGENHARIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ;

Bruno Noronha Rodrigues, Jorge Vleberton Bessa de Andrade;

COBENGE20

[37] 02. As novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Engenharia

[129] 02.2. Estudos de caso

As Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação em Engenharia foram aprovadas pelo Ministério da Educação, por meio da Resolução CNE/CES n° 2, em abril de 2019. O motivo para a mudança se deve as demandas do mundo do trabalho contemporâneo e o perfil dos jovens discentes. Esse trabalho tem o intuito de avaliar a atual situação dos Projetos Pedagógicos e as possibilidades da inserção das novas DCNs nos cursos de engenharia da área de Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Os procedimentos metodológicos seguiram os passos para estudos de casos múltiplos com o desenvolvimento de um checklist (com quatro categorias e sessenta e três itens), seguido da aplicação em quatro Projetos Pedagógicos de cursos de engenharia e análise e cruzamento dos resultados. Após o diagnóstico situacional percebeu-se que os cursos cumprem mais de 85% dos itens previstos nas novas diretrizes, porém é necessário a implementação de alguns pontos importantes como o uso de metodologias ativas, o incentivo a participação de empresas juniores e um programa de formação e desenvolvimento do corpo docente.

DCNs. Projetos Pedagógicos de Cursos. Engenharias. IFCE.
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