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Artigo


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A IMPORTÂNCIA DA RECEPÇÃO DE CALOUROS E O IMPACTO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA. O CASO DE SUCESSO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG: O ENGENHARIA RECEBE;

Joanna Pinheiro Rodrigues, Alessandro Fernandes Moreira, Ana Paula Pereira Theobald, Karine Fernandes Brandão, Magno Côrrea de Morais Costa, Rayssa Sarah de Oliveira Guimarães;

COBENGE20

[43] 08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[153] 08.3. Retenção e Evasão 

Nos últimos anos, várias medidas têm sido tomadas para transformar o ensino de engenharia no Brasil, adaptando-o para uma estrutura que permita uma participação mais efetiva do aluno no processo de ensino-aprendizagem, bem como uma melhor relação entre discentes, docentes e instituição. Nesse sentido, vários estudos têm sido realizados para entender as "dores dos estudantes" e, assim, as causas dos altos índices de evasão e tempo de integralização dos cursos de engenharia. O acolhimento no ano de ingresso tem se mostrado com grande potencial para mitigar as dificuldades de integração do aluno e, consequentemente, impactar em toda sua trajetória acadêmica e influenciar fortemente na decisão de permanecer ou não na Graduação. Neste contexto, este trabalho apresenta o "Engenharia Recebe", evento de recepção de calouros oficial da Escola de Engenharia da UFMG, realizado por alunos para alunos, que vêm ocorrendo desde 2012. Serão apresentadas informações sobre os conceitos que fundamentam este evento de recepção e sua estruturação. O Engenharia Recebe vem promovendo a integração social, espacial e acadêmica do aluno ao longo dos anos, e, assim, incentivando o estudante, desde seu ingresso na instituição, a criar laços com a Universidade e com a Escola de Engenharia, tornando-se uma atividade fundamental para sua formação em Engenharia.

Recepção de Calouros. Acolhimento e Pertencimento. Inovação no Ensino de Engenharia.
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