Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


295

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMTECNOLOGIAS NO ENSINO: EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA INTRODUTÓRIA NOS CURSOS DE ENGENHARIA;

Andréia Spessatto De Maman, Marli Teresinha Quartieri, Italo Gabriel Neide;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

As tecnologias digitais têm emergido na sala de aula, muito em decorrência da forma como os estudantes de hoje se comunicam, pesquisam, e realizam outras inúmeras ações. Cabe ao professor perceber qual a melhor forma de aproveitar este mundo tecnologizado como uma forma de melhorar sua prática docente. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta uma experiência com uso de tecnologias para os cursos de Engenharia desenvolvida na disciplina de Introdução às Ciências Exatas numa instituição de Ensino Superior localizada no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul, Brasil. As atividades envolveram o uso do software Geogebra e os conteúdos trabalhados foram funções, trigonometria e vetores. O software pode ser instalado em computadores, tablets e smartphones o que facilita o acesso e uso por parte dos estudantes e professores. Destaca-se que a ferramenta contribuiu para o processo de ensino e de aprendizagem, minimizando o tempo de construções gráficas e maximizando discussões acerca dos conceitos desenvolvidos, além de ser uma ferramenta dinâmica, interativa e atraente, potencializando desta forma a criatividade e as possibilidades de diversas simulações.

Tecnologias no Ensino, Ciências Exatas, Geogebra
Voltar