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CONFORTO AMBIENTAL EM EDIFICAÇÕES: OFERTA DO COMPONENTE CURRICULAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DO BRASIL;

GLEIDSON MARTINS DA COSTA, FELIPE GUILHERME DE OLIVEIRA MELO;

COBENGE20

[42] 07. Formação

[148] 07.2. Sustentabilidade 

Na última década, o Brasil passou por um intenso processo de construção de moradias para combater o déficit habitacional, entretanto, estudos revelam que problemas no conforto ambiental dessas edificações têm sido recorrente. Paralelamente, observa-se que os atores da construção civil têm valorizado questões como o cumprimento de prazos e a redução de custo em detrimento da qualidade do conforto dos usuários das edificações. Essa mentalidade é notada também nos graduandos do curso de engenharia civil, que não enxergam o conforto ambiental como um agregador de valor para as habitações. Diante disso, este trabalho busca investigar como o tema Conforto Ambiental tem sido ofertado nos cursos de Engenharia Civil das IES públicas brasileiras, baseando-se na análise dos projetos pedagógicos dos cursos. Para tanto, tem-se uma pesquisa caracterizada como exploratória-descritiva, baseada na amostragem estratificada para seleção dos cursos estudados. Foram inclusos no estudo 129 cursos de Engenharia Civil. Os resultados indicaram que nestes cursos a oferta de disciplinas específicas para tratar sobre a temática é pequena (27%), sendo, na maioria deles, um componente curricular não obrigatório. Além disso, foi constatado que nem sempre é tratado sobre todos os aspectos do conforto ambiental. Posto isso, sugerem-se mudanças nos PPCs objetivando desenvolver, nos graduandos e futuros engenheiros civis, uma maior atenção e compreensão sobre a problemática.

Conforto Ambiental. Educação em Engenharia. Engenharia Civil. Matriz curricular. Projeto Pedagógico do Curso.
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