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Artigo


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Impacto de Um E-learning e um Simulador 3D no Processo Ensino-Aprendizagem de Robótica Industrial;

Jônatas Venancio Teixeira, Marcelo da Silva Hounsell;

COBENGE17

[1] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem de Engenharia e de Tecnologia

[2] 01.2. Estratégias Pedagógicas

A crescente presença de robôs em diversos segmentos da indústria demanda a formação de profissionais capacitados para trabalhar com robôs. Por envolver diferentes áreas de conhecimento, a robótica pode ser um tema complexo, sendo necessário o uso de aulas práticas. Investimentos em infraestrutura de laboratórios robóticos podem ser proibitivos, reduzindo a disponibilidade de equipamentos para somente um braço manipulador robótico na maioria das instituições de ensino. Simuladores robóticos educacionais são uma alternativa econômica para a realização de aulas práticas, porém poucas são as publicações que avaliam o impacto educacional do uso de simuladores no ensino de robótica. Neste artigo apresenta-se uma proposta de E-Learning estruturado em um LMS para ser aplicado em conjunto com um simulador 3D estruturado com Modos de Treinamento. A partir da aplicação de avaliações de conhecimento em um design de pré-teste e pós-teste conclui-se que há indícios de que simuladores possuem um impacto positivo sobre o processo de ensino-aprendizagem de robótica industrial.

Simuladores Educacionais, Robótica Industrial, Modos de Treinamento.
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