Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2938

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMPROTÓTIPO DE UM SISTEMA FERROVIÁRIO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL);

Celso Becker Tischer, Leonardo da Silveira, Jaderson Rosa dos Santos, VALERIA ROLIM MAROSTEGA, Francisco Marchet Dalosto;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[141] 05.2. Inovação no ensino/aprendizagem 

Este artigo apresenta a experiência do uso da metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) para complementar conteúdos de disciplinas dos cursos de Engenharia de Transportes e Logística, Engenharia Elétrica, e Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul. O problema proposto para aplicação da metodologia foi o desenvolvimento de um protótipo de um sistema ferroviário considerando o controle remoto de todos os equipamentos a partir de um aplicativo de celular. O projeto foi realizado em duas etapas de forma concomitante, sendo o projeto elétrico ferroviário e o projeto de modelagem para a construção do protótipo. Como principais resultados desta prática, foi observado uma aprendizagem mais ativa dos conteúdos relacionados, o trabalho em equipe, uma vez que promoveu o diálogo entre estudantes de áreas distintas, e contribuiu para a formação profissional dos envolvidos.

Metodologia Ativa. Aprendizagem Baseada em Problemas. Sistema Ferroviário. Protótipo.
Voltar