Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2935

ANÁLISE DE TEMPOS NA AUTOMAÇÃO E CONTROLE NO LABORÁTORIO - CIM ATRAVÉS DO ENSINO PRESENCIAL E REMOTO - ONLINE;

Francisco de Assis Toti, Marcos Vinicius Fernandes Pontes, José Josimar de Oliveira, AMILTON JOAQUIM CORDEIRO DE FREITAS;

COBENGE20

[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[145] 06.2. Prática laboratorial presencial, remota e simulada 

A alta demanda de manufatura de produtos individualizados incentivou a implementação da manufatura de produtos mistos. Assim, em uma planta industrial pode-se produzir diferentes tipos de produtos na mesma célula de manufatura, denominado sistema flexível de manufatura. Para isso, no processo de ensino aprendizagem tanto a fundamentação teórica como a prática são essenciais, em especial nas disciplinas do eixo de produção em que as ementas contemplam o tópico estudo de tempos e métodos por cronometragem, o qual é imprescindível para o balanceamento de linha, definido como o ponto chave para se atingir no menor tempo o máximo de produção. O presente trabalho tem por objetivo apresentar metodologia de ensino por prática presencial e remota, no formato online, sobre o controle e automação do processo utilizando o laboratório de sistema de manufatura integrada por computador - CIM. Resultados obtidos indicaram que os alunos obtiveram uma visão ampla do sistema produtivo na parte técnica, bem como, a aplicação direta do conteúdo de várias disciplinas para resolver o estudo de caso proposto. Quanto a experiência de acompanhar a prática de forma remota através de softwares de simulação, um dos problemas apontado foi o delay durante o desenvolvimento dos estudos de caso. Entretanto, pode-se considerar como boa a aceitação dos alunos para a prática dessa modalidade de laboratório, indicando que estudos devem ser aprofundados sobre o desenvolvimento de um modelo híbrido (presencial e remoto-online) para prática de laboratório.

CIM. Simulação. Tempos e Método. Ensino Remoto.
Voltar