Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2932

Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMEDIDOR DE CAMPO MAGNÉTICO PARA LABORATÓRIO DE ENSINO DE FÍSICA DESENVOLVIDO EM PROJETO MULTIDISCIPLINAR;

Pedro Henrique Dules de Lima, Lays Leal Correia, Ygo Neto Batista;

COBENGE20

[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem

[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade 

Atualmente, o laboratório prático de física experimental do IFPE campus Pesqueira, assim como na maioria das escolas públicas do Brasil, não possuem aparatos experimentais suficientes. Aulas práticas estimulam a visão crítica do aluno e o traz a um âmbito totalmente diferente do habitual: observar o fenômeno físico perante seus olhos e constatar que o estudo teórico é verídico, complementando seu aprendizado. Infelizmente, a carência destes aparatos resulta em planos de aula baseados em metodologias teóricas expositivas, mesmo nas disciplinas de física experimental, inibindo a visão analítica do aluno. Este projeto consiste em construir um protótipo de um medidor de campo magnético constante de baixo custo, com intuito de tornar as aulas de física experimental sobre magnetismo mais interativas. Para tal, foram utilizados conhecimentos adquiridos nas disciplinas de eletrônica analógica, digital e microcontroladores, bem como componentes eletrônicos de baixo custo.

Protótipo. Magnetismo. Imã. Baixo custo. Melhorias.
Voltar