Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2928

DIAGNÓSTICO DA METODOLOGIA BIM ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2019 NO CENTRO DE TECNOLOGIA DA UFC;

SABRINA RODRIGUES GONCALVES, CAMILY VASCONCELOS BARBOSA, LUCIANO HAMED CHAVES HAIDAR SOUSA, ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE;

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

A metodologia BIM vem ganhando cada vez mais importância no Brasil e a estratégia BIM BR corrobora isso. Nesse sentido, objetivamos realizar um diagnóstico sobre a percepção da metodologia BIM no contexto da Universidade Federal do Ceará, entre os anos de 2017 e 2019. Para tanto, foi realizada em 2017 uma pesquisa aos alunos do centro de tecnologia da UFC, onde foram questionados sobre a percepção da filosofia BIM no curso, a sua relevância e o interesse pela disciplina focada em BIM. Em 2020, foi realizada uma nova pesquisa com os estudantes para fins comparativos dos dados. Tangente a isso, foi realizado um levantamento de ações realizadas neste período e classificadas nas categorias: produção científica, eventos e capacitações. Dentre as categorias foi possível perceber que no ano de 2017 houve o maior número de TCC's que tratavam da metodologia, fato que coincidiu com o retorno de diversos alunos do exterior. Por outro lado, a quantidade de eventos relacionados organizados na universidade foram crescentes, demonstrando a relevância sobre a temática, dentre eles, temos eventos nacionais e internacionais. E ainda o número de capacitações realizado na universidade também se mostrou crescente, o que corrobora a importância da metodologia. Diante disso, no cenário onde temos a Estratégia BIM BR como um forte incentivo para o uso da metodologia, podemos inferir que apesar da produção científica relacionada à temática ter diminuído, as outras categorias crescentes mostram que a preocupação maior entre os discentes é o preparo para o mercado.

Diagnóstico, BIM, UFC.
Voltar