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DISCIPLINAS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA E A IMPLANTAÇÃO DE AULAS REMOTAS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19;

RENILDA CORREIA DE OLIVEIRA;

COBENGE20

[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia

[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia 

O trabalho apresenta algumas reflexões acerca da evasão em disciplinas ofertadas na modalidade à distância, em cursos presenciais de engenharia, e na implantação emergencial de aulas remotas em decorrência da pandemia do COVID-19, nos cursos de engenharia civil e engenharia de produção, numa instituição de ensino superior privada em Maceió/AL. O estudo foi realizado à luz da legislação vigente e das reflexões desenvolvidas por Kampff, Silva Filho, Segenreich, Guidotti e Verdum, entre outros, a cerca da educação à distância e da evasão no ensino superior. As reflexões levam em conta ainda, a experiência da autora na docência e coordenação, nos cursos de engenharia civil e engenharia de produção da instituição. Tanto na implantação de novas disciplinas ofertadas na modalidade à distância, como na implantação das aulas remotas, os alunos apresentaram de forma geral uma resistência, seja por dificuldades técnicas, em relação ao conhecimento do uso das tecnologias, seja por não possuir a máquina adequada para acesso remoto, ou seja, pela opção de um curso presencial, onde afirmam que a interação com professores e outros alunos é mais motivador. Nas disciplinas da modalidade à distância sentem dificuldades em relação aos conteúdos, isolados e desmotivados, levando muitas vezes a desistência da disciplina, e por vezes do curso. Já para aulas remotas, ainda que situação seja temporária, também relatam o isolamento, e professores percebem uma redução no numero de alunos nas aulas. Seja qual for à situação, os envolvidos devem buscar o equilíbrio para ultrapassar processo sem prejuízos educacionais.

Educação à distância. Aulas remotas. Evasão.
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